Em meados de 2018, os pesquisadores da engenharia eletrônica da UFS voltaram suas atenções aos, assim chamados, narizes eletrônicos, que são geralmente construídos com a combinação de sensores de gases variados. Em particular, o professor pesquisador Lucas Molina, com o apoio dos pesquisadores Elyson Carvalho, Jânio Canuto e meu também, construiu o protótipo de nariz eletrônico mostrado na figura abaixo.


Em seguida à montagem do protótipo, iniciamos experimentos de aquisição de sinais relacionados a substâncias voláteis (recipientes com essas substâncias também são mostrados na figura). Assim, a cada experimento realizado, um conjunto de seis sinais de tensão elétrica (um sinal de cada sensor) foi obtido e guardado em arquivo de computador. Alguns desses arquivos estão disponíveis nos ‘links’ abaixo.

 

Acetona

Alcool72gl

Alcool96gl

GasIsqueiro

Gasolina

QueimaPapel

 

Os gráficos de sinais (como aqueles na chamada a esta postagem) são interessantes para quem está acostumado a analisar representações de sinais no tempo, mas o BioChaves sempre está buscando formas de aproximar a Ciência da linguagem informal e, se possível, divertida. Assim, fizemos o seguinte experimento:

a) Convertemos cada uma das tensões elétricas medidas nos 6 sensores (no nariz eletrônico) em 6 sinais harmônicos na faixa entre 100 Hz e 1000 Hz, logo, numa faixa de sinais de áudio, através da modulação em frequência e amplitude de sinais senoidais. Ou seja, cada medida de tensão foi associada a uma nota musical.

b) Codificamos os sinais gerados para substâncias voláteis, e também para algumas substâncias que queimamos no laboratório (não façam isso em casa!) em arquivos de áudio.

Os arquivos obtidos podem ser escutados nos ‘links’ abaixo:

  • Acetona:
  • Álcool 72gl:
  • Álcool 96gl:
  • Gás de isqueiro:
  • Gasolina:
  • Queima de papel:

Como a finalidade deste experimento foi sugerir uma percepção auditiva daquilo que (ainda) não pode ser transmitido pelo computador, colocamos os oito sinais em um só arquivo de áudio, de forma que a comparação entre sons (logo, entre cheiros) se torna de fácil cognição.

  • 1 – Acetona, 2 – álcool a 72 gl, 3 – álcool a e a 92 gl, 4 – gás de isqueiro, 5 – gasolina, 6 – queima de papel:

 

About the Author

Bachelor's at Engenharia Elétrica from Universidade Federal da Paraíba (1992), master's at Electric Engineering from Universidade Estadual de Campinas (1995) and doctorate at Automatique Et Traitement Du Signal from Université Paris-Sud 11 (2000). Has experience in Computer Science, acting on the following subjects: biometria, reconhecimento de padrões, clustering, processamento de sinais de voz and estimação de densidade de probabilidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

en_GBEnglish (UK)
pt_BRPortuguês do Brasil en_GBEnglish (UK)