Vamos imaginar que ao amostrar um sinal qualquer, tenhamos obtido a seguinte sequência:     e, num exercício de poderes psíquicos (ou matemáticos, preferívelmente), desejássemos estimar sua próxima amostra. Como poderíamos proceder? – Chamamos um vidente? – Usamos o Olho de Agamotto?…

read more

Assim como prometido em nosso último relato, traremos aqui uma apresentação mais detalhada do modelo de Liljencrants-Fant (LF) [1]. Ora, o modelo LF surge a partir da junção do modelo de Liljencrats com o modelo de Fant, acrescidos do uso de uma…

read more

O Teorema do Lençol Curto (TLC) dispensa formalizações, sendo mundialmente conhecido e creditado ao pesquisador brasileiro Eduardo O. Freire. Menos conhecido, porém, é o fato grave relatado apenas em livros inacessíveis do Vaticano, e subliminarmente mencionado nos trabalhos do historiador português Eduardo…

read more

Em continuidade ao trabalho desenvolvidos nos relatórios anteriores sobre estimação de formantes, aproveitando a, até então, abordagem bem sucedida para a remoção da influência da frequência fundamental, foquei por um instante numa definição mais coerente para a ordem do preditor linear aplicado….

read more