Processo Seletivo

 

 

Seleção de novos membros para o BioChaves

Perplexidade: O até então pacato grupo de pesquisa BioChaves – atualmente composto por estudantes do DEL/UFS e alguns colaboradores externos ao DEL – foi abalado por um evento inesperado: o roubo do “café filosofal”!

Reza a lenda que, há muito tempo, os alunos que se reuniram para formar o BioChaves foram presenteados por seu fundador com uma caixa de pó de café. Pregado a essa caixa de café mitológica, ainda segundo a lenda, havia um post-it com uma instrução com teor filosófico fundamental para o grupo. Esse é o o “café filosofal”:

Mas o “café filosofal” foi roubado do laboratório onde atua o BioChaves, e como apenas os membros atuais do grupo têm acesso ao local, só se pode concluir que um desses membros foi o responsável pelo desfalque da relíquia. Seguem listados abaixo os suspeitos do crime:

  •           – Thiago
  •           – Israel
  •           – Jônatas
  •           – Gabriel
  •           – Ítalo
  •           – Micaelle
  •           – Vitor Magno
  •           – Jugurta
  •           – Jânio

Esperança: Felizmente, na sua pressa em fugir com o o “café filosofal”, o/a meliante deixou cair pó de café sobre a própria mão, deixando assim uma marca como pista…

Investigação (competição para ingresso de novos membros do grupo): Pedimos a cada um dos membros atuais do BioChaves para escanear sua própria mão, e extraímos coordenadas (x,y) de pontos dessas mãos, como indicado na figura abaixo.

Pede-se que, dados os arquivos de coordenadas desses pontos, no formato ‘txt’ e da foto da marca de mão no pó de café (disponibilizados no final desta página), cada competidor desenvolva uma estratégia para determinar quem fugiu com o o “café filosofal”, comparando de alguma forma (computacional) a imagem suspeita aos dados biométricos de referência.

Cada estratégia deve ser relatada num documento de até 3 páginas. Nesse documento, deve ser incluída uma breve apresentação do candidato. A ordenação dos candidatos será feita com base nos seguintes critérios:

  1.    a) Sucesso de identificação do dono ou da dona da mão cuja marca foi deixada no pó de café.
  2.    b) Qualidade do relatório apresentado, em termos de uso da linguagem e clareza da explicação.
  3.    c) Qualidade do método usado, considerando considerando sobretudo sua criatividade.

Serão selecionados até 5 candidatos.

Os interessados devem enviar o relatório (em formato PDF) em anexo para o e-mail biochaves.del.ufs@gmail.com.

Os dados fornecidos para a investigação seguem nos links abaixo:

Obs: o nome de arquivo é formado pelas três primeiras letras do nome do suspeito, seguido do número da amostra fornecida. Por exemplo, a segunda amostra de um suspeito chamado “fulano” seria: ‘ful02.txt’.

Processos Seletivos Anteriores