A base de dados de imagens de ECN foi desenvolvida no trabalho de conclusão de curso  Reconhecimento de Padrões de Pneumatose Intestinal para o Diagnóstico Radiológico de Enterocolite Necrosante  e é composta por imagens de radiografias planas de pacientes acometidos por Enterocolite Necrosante. A ECN é uma doença inflamatória intestinal, e é considerada uma das piores emergências gastrointestinais em UTI’s neonatais.

A base foi composta por 5 exames retirados do site Radiopedia.org de pacientes com ECN, que posteriormente foram processados e analisados por uma especialista da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes – MNSL, em Aracaju – SE. Para definir o diagnóstico de ECN pela imagens, um marcador radiológico conhecido como Pneumatose Intestinal (PI) foi selecionado para fazer o diagnóstico da doença, por se tratar de um marcador quase específico.

Segundo as marcações da especialista nos exames, foram recortadas janelas de 21×21 pixels de regiões nos exames com e sem PI. Em seguida essas subimagens foram amostradas por duas técnicas, Holdout e Cross Validation. Por se tratar de uma quantidade pequena de subimagens para treinamento de validação de métodos de classificação, métodos de aumento de dados foram aplicados nas imagens.

Diagrama de blocos - Contrução da base

A base amostrada por Holdout foi dividida numa proporção de 30/70 para um conjunto de teste e outro de treinamento. A base de dados amostrada por Cross Validation foi subdivida em 5 conjuntos de 25/70 de uma base de teste e outra de treinamento. O link das duas bases de dados segue nos botões abaixo.

pt_BRPortuguês do Brasil
en_GBEnglish (UK) pt_BRPortuguês do Brasil